Dynamicweb

Lojas virtuais, websites, gestão de conteúdo e marketing online

Demanda por profissionais do marketing digital está em alta no mercado

As contínuas evoluções no cenário digital e os progressos tecnológicos estão desempenhando um papel significativo no aumento da demanda por especialistas específicos do campo digital, a fim de atender às exigências de adaptação das empresas. Além da ampla gama de oportunidades de trabalho na área de Tecnologia da Informação (TI), essas posições oferecem os salários mais atrativos do mercado. Profissionais qualificados em TI estão envolvidos na implementação de iniciativas para modernizar processos internos, inovar produtos e serviços, entre outras atividades.

Outra área que vem crescendo exponencialmente, especialmente desde o início da pandemia, é o marketing digital. De acordo com Rosana Daniele Marques, consultora da Croma Recursos Humanos, esse aumento é resultado da necessidade das empresas de estabelecerem presença no mundo digital para atrair novos clientes.

Apesar da crescente demanda por profissionais que contribuam para o desenvolvimento do mercado digital no país, encontrar mão de obra qualificada ainda é um desafio. Especialistas afirmam que quanto mais as pessoas buscarem conhecimento, maiores serão suas chances de preencher as vagas disponíveis nas empresas.

Atualmente, no Brasil, o número de desempregados registrado no período de abril a junho foi de 10,1 milhões de pessoas, representando uma queda de 3,1% em comparação ao trimestre anterior e 9,9% em relação ao mesmo período do ano anterior. Essa redução pode estar relacionada à retomada das atividades econômicas no país, que foram afetadas pela pandemia.

Cargos em alta no mercado digital
Em dezembro de 2021, a PageGroup, uma empresa líder global em recrutamento especializado sediada no Reino Unido, divulgou as profissões mais demandadas para 2022. Na lista, os cargos mais procurados na área de marketing digital incluem:
– CMO (Chief Marketing Officer): Responsável pela estratégia de marketing das empresas, com visão de negócios e foco em resultados. Média salarial: R$ 30 mil a R$ 40 mil.
– Product Marketing Manager: Mapeia as necessidades dos consumidores e supervisiona a promoção dos produtos ou serviços da empresa. Média salarial: R$ 15 mil a R$ 30 mil.
– Analista de marketing digital: Encarregado da comunicação, campanhas em mídias sociais, estratégia de SEO e outras ações para promover a presença da marca online. Média salarial: R$ 6 mil a R$ 12 mil.

Outras funções, como analista de dados, especialista em e-commerce, gestor de tráfego e gerente de conteúdo, também estão entre as posições que ganharam impulso desde o ano anterior.

Para Leonardo Berto, gerente da operação da Robert Half, uma empresa global de consultoria em recursos humanos com sede na Califórnia (EUA), a transformação digital tem sido uma tendência dominante no mercado nos últimos dois anos. Por isso, as profissões com maior potencial para o futuro devem estar preparadas para enfrentar o impacto da tecnologia nas dinâmicas de trabalho.

Essas profissões requerem aprimoramento na análise de dados, habilidade na operação de sistemas e uma compreensão mais profunda das ferramentas digitais disponíveis – destaca ele.
Para aqueles insatisfeitos com os modelos de trabalho tradicionais ou com suas escolhas profissionais, e que desejam se recolocar no mercado, Berto aconselha que priorizem a busca por qualificação. O mercado de trabalho continuará a disputar os melhores talentos e os profissionais que investirem em educação contínua certamente se destacarão.

Share: